eXTReMe Tracker
Ma-Schamba: Objecção de consciência

« Louvor ao Conselho Municipal do Maputo. | Entrada | Escrever »

abril 03, 2006

Objecção de consciência

Sobre literatura todos opinam, e fazem muito bem, que é bom falar sobre livros. Até a mim me dá para isso, e estou a hiperligar-me com conexão ao que aqui abaixo virá. Em Portugal agora grande discussão sobre a escritora Margarida Rebelo Pinto, a cuja "não é literatura" acusam.

"Gostas / O que é que achas da Rebelo Pinto?" estou farto de ser perguntado. "Gostas/O que é já lestes do Paulo Coelho?" ainda em jantar da semana passada. "Não sei, não li" respondo, mas ainda assim querem-me a opinar. Mas "Sei lá!". O que sei é que estou absolutamente farto dos admiradores de Musil, Célan, Nabokov e quejandos, tão lestos contra Coelhos e Pintos em sempre "...também não li. Mas não gosto. Aquilo não é literatura". Sem rodeios, quem não leu e não gosta é um retinto imbecil. Quem não leu e jura que não é literatura é bis-idem. Está o mundo cheio disso. Principalmente o mundo dos literatos.

Coisas de estratégias de distinção social. Não só o pavonear das leituras (ou das "releituras dos clássicos", como fulminava Calvino) como signo e como modo de ascensão social (ai, e então o blog que jeito dá para tudo isto). Mas muito mais do que isso, até porque se lê pouco e portanto há pouco para pavonear, o vetar leituras. "Há coisas que não são para ler" como modo de ascensão social.

Algo diferente, mas ainda mais vácuo, é o "denuncionismo". E pior quando se quer assente em estatuto científico, escolar, um toca a denunciar as práticas sociais alheias. O consumo da "não literatura" p.ex., coisa a afixar como menor, coisa de "povo" porventura. Ou decerto. Isto é, se "cientificamente", nulo.

O que é a "literatura"? Coisa a definir por um antropólogo da cultura, ou quejando? Ou "coisa honesta", transpirada/inspirada, no bem moralismo burguesote? Ou, mais do que tudo, por que é que as pessoas hão-de ler literatura (ou só literatura)? Nessa criteriosa falsa cientificidade quem vetar? V. já leu todo o Homero, todo o Heródoto, todo o Tácito (cagão como tantos informo que foram as minhas "releituras" do ano transacto)? Então se não leu como é que anda a ler o Pedro Paixão, o Agualusa ou até mesmo o Crime do Padre Amaro do filme com a gaja boa? Já comparou o Paixão com o Homero? O Eça com o Celine? Não é de vetar os patricios? Não será também sinal de "grande cultura" doméstica? Ascensão (ou manutenção) social? Diga lá, exactamente, onde está a fronteira a partir da qual fica bem ler-se? E mal, se do outro lado?

Gente que come mal (a carne em Lisboa é infecta). Gente que bebe mal (os vinhos estão carissimos e vai-se pelo marketing, pagam caro e bebem mal). Gente que ouve The Corrs, ou um pop dos 70s ou 80s num "há que isto é que eram tempos", um jazz que não passa do jazzy, e uns excertos do "belo canto" como lhe chamam. Gente que bloga sobre os últimos filmes que a lusomundo lhes traz de hollywood. Gente que vive entre-prédios e também nas férias. Gente que não sabe mergulhar, nunca viu o fundo do mar. Gente que vai à bola. Gente que vê televisão. Gente que lê blogs. Gente que entesa com starlettes. E que no meio de tanta "cultura", sem saber que está em práticas culturais, de repente clica e julga ascender-se. Gente que vive no rés-do-chão e em chegando-se a histórias escritas acha que tem que subir a escadaria, sem perceber que é mero acto reflexo. Gente que nisso, e só por isso, define o que é literatura, e "paulo coelho não", "rebelo pinto não".

E, pior do que tudo, muitissimo pior que tudo, gente das "ciências sociais", alcandorando-se nas "ciências sociais" para denunciar práticas culturais, indignificando-as. Deixemo-nos de coisas, se o resto é trampolim isto é lixo. Sei lá? Nada!! Sei bem, "não há coincidências".

Objecção de consciência. Já!

Agora vou ali ler o Record, que chegou de Lisboa. Acompanhado de cerveja e amendoim. Que eu vivo no rés-do-chão, durmo no 1º andar e leio no 2º. Mas a esplanada é térrea. Literalmente, que não há aqui metáfora de literatice.

Publicado por jpt às abril 3, 2006 01:53 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://maschamba2.weblog.com.pt/privado/mt-tb.cgi/127066

Comentários

Um burro carregado de livros é um doutor.

Publicado por: bill às abril 3, 2006 04:42 PM

Claro que é um burro sobre um animal à maneira de Portugal.

Publicado por: bill às abril 3, 2006 04:50 PM

Grande posta Zé!!! Ainda no sábado, no momento do golo do Liedson, dizia assim um pseudo-intelectualóide na mesa da frente: "se fosse um evento cultural não festejavam tanto". Ridículo!!

Publicado por: francisco curate às abril 3, 2006 05:05 PM

O JPT no seu meio. Li o Sei Lá e O Alquimista e não me cairam os parentes, ainda assim imagino que um passeio pela Ilha de Moçambique seja mais interessante (ainda que nunca lá tenha estado) ;-)

Publicado por: Rui MCB às abril 3, 2006 05:22 PM

Eu cá também preferiria mil vezes ter ido dar com as trombas na lama à Ilha de Moçambique do que ter lido o Sei lá! Mas li tá lido. E na Ilha de Moçambique nunca fui... ó caraças!

Publicado por: bill às abril 3, 2006 05:35 PM

Caro Bill é um prazer ler-te por cá (e nem imaginariam os leitores ser este comentador um profissional de livros ...). Quanto à Ilha, como bem sabes e te contaram, quaisquer 700 contos te levam até lá.
RMCB não há livro que substitua a vida, escrevia um escritor qualquer ... há Ilhas a passear, claro.
FC, "Liedson resolve" e Cunha Leal dispõe.

Publicado por: jpt às abril 3, 2006 05:49 PM

Ou foi o "Não há Coincidências"!? Já não sei qual li... foi um deles.

Publicado por: bill às abril 3, 2006 05:50 PM

"Sei lá" qual foi ... não é isso?

Publicado por: jpt às abril 3, 2006 05:51 PM

É isso... Ou sei lá se é isso! Modos de fazer mundos.

Publicado por: bill às abril 3, 2006 06:12 PM

Sabes quais são os videos mais alugados por baixo de mim, ou presumes não é? os tais do XXX, assim escondidos numa mão enquanto se pergunta (com ar enrubescido) ao manel por detrás do balcão se já chegou o ultimo do não sei das quantas. leva-se o tal video das gajas no 1, 2, 3 (as posições são sempre as mesmas, é verdade, mas são filmadas, são filme), o tal que não é video, enquanto se comenta o Hitchock, de preferência o tal que ainda não se teve tempo para ver.

Com a MRP é a mesma coisa, a tal que não é literatura mas que vende mais livros que qualquer outro. Irrita isto tudo, e estiveste bem !! a literatura não tem de ser esforço intelectual, nem horta de iluminados, a literatura é o que se lê ... e ainda bem que alguém vai lendo. os que não lêem outra coisa (pq não têm paciência e estão no seu direito e ainda bem que ao menos lêem aquilo), e os que levam na mão o hemingway e no bolso, escondida, a MRP.

Publicado por: Eufigénio às abril 3, 2006 06:49 PM

A MRP dava bons filmes...

Publicado por: bill às abril 3, 2006 07:00 PM

Desculpem-me la' mas eu nao li nenhum da MRP. Este fim de semana, comprei um DVD "Fausto" do Murnau; acabei de ler o "Berlin Alexanderplatz", do Doeblin; comprei um do Celine, outro do Glaser e outro do Broch. Desculpem la', mas a mim nao me dao dor de cabeca.

Ah, para compensar, para compensar vou comprar uma TV daqui ate' Junho para ver os jogos da seleccao. Posso?

Publicado por: MP-S às abril 3, 2006 07:28 PM

Eu o DVD do Fausto, (como é que se chama? "por esse rio acima"?) não gosto muito. Do Celine e do Glaser não conheço nada ... qual é o estilo da música? é que eu só ouço RFM.

A MRP Bill? que tipo de filmes achas que daria, os que discutirías com o manel por cima do balcão do clube de vídeo, ou os outros assim mais para o encarniçado?

(já agora, quem é a MRP?)

Publicado por: Eufigénio às abril 3, 2006 08:24 PM

é impossível ler tudo. Já chegam os que se compram na melhor das intenções e ficam pelo caminho. Porque carga d'água é que hei-de gastar o tempo (sempre pouco, pouco) a ler o que já sei se tratar, porque outros antes o fizeram e comentaram? não confiar 'neles', é? dar uma de diferente, chamamento às bases?
Não, eu terei, à vontade, uns 20 books para ler, neste momento. Não irei gastar o tempo dum deles lendo MRP, doutro lendo P Coelho. E chamem-me o que quiserem, nas tintas.

Publicado por: Carlos Gil às abril 3, 2006 09:00 PM

Ohohoho tambem tenho esse do Fausto, e' do estilo MPP. O Glaser ainda nao ouvi, caramba... digo-te depois. O que raio e' RFM?

A MRP e' a antiga namorada do Durao, nao e'?

Publicado por: MP-S às abril 3, 2006 09:04 PM

CG e MP-S, vão lendo. O que vos apetecer. Estais na conversa, decerto. Pois é isso mesmo. O RMCB atirou-me que estou "no meu meio" - meu caro, nada disso, não sou mandarim. Não estou mesmo no meu meio. Invejo-o, MP-S, a mim há coisas que me dão dores de cabeça. Algumas ditas trash, algumas ditas ilustres, algumas médias. E também depende do (meu) clima. O pior disto tudo são as obrigações, o "tens que" ou "tens que não".

Efg, aproveito a ocasião para te comunicar que não concordo com o teres retirado os comentários do teu blog. Aquele teu post hiper-cagão sobre os amores de juventude e os teus sucessos (essenciais) junto do belo sexo merecia (e apelava) uma colectiva grande porrada in loco. Francamente ...

Publicado por: jpt às abril 3, 2006 09:26 PM

Atencao que eu so' disse que aqueles que citei nao me davam dor de cabeca, outros darao... :)

Publicado por: MP-S às abril 3, 2006 11:15 PM

E tu achas que isso era post que eu escreveria se tivesse comentários? E sobre isso e a liberdade que agora sinto para escrever o que me apetece, e como me apetece ... estamos falados. Ou julgas que eu tenho o teu estofo para gerir comentários em situações agudas como essas que tu crias com o teu racismo clubista?

(A MRP era a do Durão? então essa não era a BPSXV27?)

Publicado por: Eufigénio às abril 3, 2006 11:42 PM

Não me reconheço nesse "racismo clubista". Ter laivos de honorabilidade e gostar de os reconhecer alhures nada tem de racismo ... Repito-me, aquele teu post é de bradar aos céus.
(Sem ponta de ironia agora, as piadas sobre "quem é namorada etc e tal" são completamente descentradas do ma-schamba e muitissimo mal-vindas)

Publicado por: jpt às abril 3, 2006 11:47 PM

Epá. Fui ler aquilo, que vergonha pá. Agora lido aquilo é de facto uma grande cagonice ... quer dizer, era, não esquecer que aquilo é ficção, que eu ao contrário de ti assino com pseudónimo e que por isso não tenho de ser redactor de nada, nem muito menos da verdade. Está bem de ver que aquilo é coisa inventada, por um personagem inventado ... ai caramba, que vergonha.

(não podias fazer esses juízos em silêncio, ou então mandares mail para eu ir ler a me*** que escrevi? não, tem de ser logo no teu território, mesmo em frente de toda a gente que ainda por cima nem gosta de ler a MRP (seja lá ela quem for) ... tinha de ser não é?)

Publicado por: psttt... sou eu outra vez às abril 3, 2006 11:50 PM

e ainda a pensar no post ... estava aqui a pensar ... queres ver que um dia ainda acabo a publicar fotos do meu perfil com a estante a abarrotar de livros ao fundo?! isto de blogar fervilha-me o ego ...

Publicado por: psttt... e agora vê lá o que me ocorreu às abril 3, 2006 11:54 PM

1. há aí, ainda para mais conhecendo-me a sério, comprovando a minha ausência de fotografismo, uma gigantesca má-vontade e até má-fé. diria até que outra coisa não seria de esperar, vinda daí. a foto (que aliás foram n) é à penca, não ao perfil. os restos da estante, que tu agora notas, nem fazem parte do número, rais parta, só mesmo tu (já agora qualquer bloguista tem meia-dúzia de livros, vai lá ao post e conta-os, não são mais do que isso). E o conteúdo era em diálogo com uma discussão no caro QeP sobre um qualquer post alhures contra os pencudos. Não há egocentrismo nem narcisismo nenhum, é um manifesto ideológico.
2. quanto a fervilhar o ego, sim senhor. para altaneirice conheço pouco tão a esse nível. E normalmente nos blogs de gajos a esse nível narcísico arrogam-se mais a feitos culturais e opinativos e nas senhoras é mais o quão belas são ou o quanto gajas são - reconheço-te originalidade, confesso. De qualquer modo a discussão veio para aqui porque tu, repito, encerraste, afinal timorato, a tua caixa de pandora

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 12:08 AM

psttt... subscrevo o JPT "numa colectiva grande porrada in loco"

Publicado por: bill às abril 4, 2006 12:09 AM

obrigado bill, aquele foi realmente abusivo

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 12:12 AM

Apenas quero fazer notar o número de palavras que tu utilizaste para justificar essa tal coisa irrelevante da tua altaneirice, face às que eu usei ainda que distribuídas por 3 comentários. E isto és tu com o dom da escrita (blog masculino pois claro) que eu não tenho.

Oh Bill, e tu levas porrada no loco ou na cabeça se preferires, da próxima vez que te vir, e é com um taco de bilhar de fibra de carbono oh meu ... o gajo provocador, a disfarçar outros convencimentos, os dele, de natureza mais intelectual pois claro, (e essa da estante ... tu JPT não faças de mim parvo, que ela já apareceu várias vezes e bem recheada, bem mais que meia dúzia, se calhar até com a tal da MRPP para fazer número, já nem sei) e tu ainda lhe dás suporte ... devem ser saudades, ou mesmo vontade de um convite até á ilha de moçambique

Publicado por: psttt... vou mas é embora daqui que estes gajos ... às abril 4, 2006 12:35 AM

1. quanto às palavras, meu caro Apenas Mais Um, e seu número, trata-se apenas de uma etiqueta bloguística (que julgo quase ética), a qual se traduz em tentar responder a todos os comentários aqui deixados (os quais muito agradeço), nisso incluindo esclarecimentos se os julgo necessários (como é este o caso, manifestamente) ou contra-argumentações, quantas vezes desejáveis ou obrigatórias.
2. quanto à estante que tanto te desagrada. registo com prazer que tens memória do ma-schamba, e é bom que os amigos (com amigos destes ...) nos acompanhem no par-e-passo. há, há bastante tempo, uma foto dum naco de estante onde moram livros, sim senhor, que aqui foi deixada. o horizonte (curto, como se vê) do ma-schamba. também tem "mensage" (como antes se dizia), que era para quem aqui tanto vinha em busca do tipo que lá está em áfrica, nos grandes espaços etc e tal. não sei se foi compreensível mas era a intenção. se o amigo dos bons sentimentos e dos interesses afectivos, da beleza interior, naõ atenta às "mensages", como é que fazia os juízos aludidos no seu post aqui basto referido (e até criticado ... já quem in loco nos é impossível opinar)?

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 12:44 AM

1. Contra si levanta tacos quem contra os outros quer lançá-los.

Publicado por: bill às abril 4, 2006 12:54 AM

Grande Bill ...

(estou a gostar deste aparente [aparente] non-sense. uma caixa de comentários cheia, pelo menos para o hábito daqui, e nada a ver com o textito post-it, e ainda bem. é porreiro)

Apenas Mais 1, cuidado com os tacos

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 12:59 AM

Haja quem contrarie a disposição da caixa de comentários. Texto certeiro, nem mais. A cada um a burguesia a quem tem direito. Gostar de Margarida pode ser tão trendy como ler Céline ou Luiz Pacheco. Quem não tem telhados de vidro... que atire o primeiro Tácito. Prime time da nossa vaidadezinha, eis o que todos queriam ter. Blogues incluídos.

Publicado por: Sérgio às abril 4, 2006 01:55 AM

Obrigado pelas palavras (concordâncias não se agradecem, não é assim?). E por ter recentrado a caixa no texto, já agora. Que isto, neste blog sem registo específico, quando se juntam velhos amigos à conversa (com coisas antigas, ainda para mais) até pode parecer que se excluem os bem-vindos visitantes. Mas não ...

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 02:07 AM

Parabéns pelo excelente blog. O texto é delicioso. E viva a comunidade lusófona!

Publicado por: ds às abril 4, 2006 02:14 AM

ds, agradecendo-lhe as palavras. e a nelas presumir uma primeira vez. espero que volte

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 02:30 AM

1. coisas antigas o caraças, eu não sou antigo, e o Bill, apesar de menos gadelhudo tb não
2. não são só as palavras que conto, é também
3. o cuidado da enumeração dos pontos de argumentação
4. tudo isso reclama do teu embaraço (se calhar só notado pelos das coisas antigas, provavelmente)

[é porreiro isto de ter caixas de comentários simpatizadas (que não a nossa), um gajo sente-se mais à-vontade]

Publicado por: Eufigénio às abril 4, 2006 02:56 AM

se o cuidado na argumentação implica embaraço então um tipo que tem um blog tão arrumado como teu é o quê? embaraçado? crónico?

o que é uma caixa de comentários simpatizada? mais um bloguês?

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 03:03 AM

E vai à Bill agora: "casa com lustro, é coisa sem uso", enfim, falta-me um "r" para a rima, mas fica a ideia. Eu não me embaraço com estas coisas dos virtuais, é por isso que (ainda) tenho um blog.

"simpatizada"? fui eu que escrevi isso? Olha lá ... a assobiar para o lado (onde é que já ouvi isto) tu estás a fazer uma directa só para não falhares aos comentadores? Mas que horas são aí?

Publicado por: Eufigénio às abril 4, 2006 03:51 AM

(voltou)

Publicado por: Eufigénio às abril 4, 2006 03:52 AM

manifesto ideológico? com pencas?

Publicado por: Carlos Gil às abril 4, 2006 04:25 AM

Bem, não ler e dizer que não se gosta é um bocadinho imbecil, concordo, mas não muito. Por exemplo, eu nunca li o Max do Veuzit, ou a Barbara Cartland, que a minha sogra lá tem, e não gosto. Mas acho que sou só um bocadito imbecil, não muito. Caramba, retinto imbecil, é duro... Mas lá está: quando for jantar com o jpt, se ele me perguntar se eu gosto da Barbara Cartland, eu vou ter de dizer que não li e não gosto, e lá terei de ficar mal visto. Outra: nunca ouvi o Rancho Folclórico de Santa Marta de Penaguião (acho eu…) e, olhem, também não gosto. Não seja demasiado severo com a malta, ó jpt.

Publicado por: caramelo às abril 4, 2006 12:02 PM

caramelo, duas versões:
a. é uma questão de entoação;
b. quando era miudo e dizia que não queria comer porque não gostava os meus pais insistiam para que provasse. para só depois dizer que não gostava. chama-se a isso educação (dantes era mesmo civilização)
adenda: não gosta do rancho mas ponho-lhe o grupo folclórico de vojvodina e gosta, e a pepineira se calhar é pior

em suma, presumir que não se gosta é algo. andar a mandar postas de pescada, em cima enciclopédia luso-britânica é ridículo. ainda para mais que ela agora deve estar em cd, e em cima de um cd a rapaziada não fica mais alto

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 01:05 PM

tem razão, jcp.
a) é uma questão de entoação, sim. Quando se diz de alguma coisa escrita que não se leu e não se gostou, deve fazer-se com um ar, enfim, compungido e envergonhado. Não é exactamente algo que o Montaigne diria. E sobretudo nunca o dizer ao próprio, que não é educado, ou escrever posts a afirmá-lo, que é ridículo. Mas há muito quem o faça e até é tomado por uma atitude muito chique e blasé.
b) é educação sim, e excelente. Mas como é que faziam os seus pais para o convencer a comer o que não queria?
A adenda: se me puser o grupo folclórico de vojvodina em dvd, vou gostar concerteza. Geralmente, essas gajas de vojvodina são boas como o milho.
O em suma: ver supra.

Publicado por: caramelo às abril 4, 2006 02:05 PM

Isto tudo, sem desprimor para as raparigas de Santa Marta de Penaguião, atenção.

Publicado por: caramelo às abril 4, 2006 02:12 PM

eu não acho que deva estar compungido. eu pensava mais em evitar os ares perspinetas com que esses classificadores se abotoam

quanto às miudas de vojvodina tem v. toda a razão. devem ser bem giras. verdadeira literatura (ainda que nunca as tenha lido). já as de s.marta de penaguião, também sem ter lido, não dou nada por elas

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 02:58 PM

"eu pensava mais em evitar os ares perspinetas com que esses classificadores se abotoam"

Pois eu gostava era de ver a MRP a esgalhar uma frase como esta. :O))

Publicado por: MP-S às abril 4, 2006 03:22 PM

Eu não vejo televisão, praticamente já não ando em blogues, como pouquíssima carne, não me enteso com starlettes, não vou à bola, sei mergulhar,li 2 livros da MRP e 2 livros do Paulo Coelho. (Sinto que estou no bom caminho:))Embora não me lembre de nenhum deles, acho que tudo é para ler. Como dizia há anos o Miguel Esteves Cardoso numa crónica qualquer e cito de cor "Quando não há um bom livro para ler lê-se uma merda quaquer."
Além disso, posso não gostar dos livros da MRP (só porque me dão sono - mas há outros que também dão - não é nenhum juízo de valor), mas gosto dela que se definiu como "Beta Radical".
Quanto à polémica em si: parece-me que está a ser um excelente negócio para todos os envolvidos e que foi uma grande ideia.
Ah! O Recorde! Nunca li, mas acredita que não gosto? É o tal problema: mal olho para ele os olhos fecham-se-me. Abraços.

Publicado por: sara monteiro às abril 4, 2006 03:41 PM

Parece que é Record. Nem o título consigo escrever como deve ser. E juro que o compro todas as quartas-feiras para os meus alunos.

Publicado por: sara monteiro às abril 4, 2006 03:43 PM

Ó jpt, desde o Tácito que já ninguém diz perspiteneas, pesrpitenas, persnipetas, ou lá o que é. Não seja prespiteno, ó pá.

Publicado por: caramelo às abril 4, 2006 03:58 PM

Sara Monteiro!!!! Valeu a pena o post para a ter de volta, comentadora emérita, nem imagina as saudades (E o vazio, não desfazendo em ninguém) que aqui deixou. Pois olhe, eu vejo tv (não muita é certo), ainda leio blogs (ok, se abandonou quase todos minimiza o meu desgosto com a sua ausência por estas bandas), não me enteso com starlettes mas deito o rabo do olho para uma Basset ou outra, vejo bola na tv, e mergulhar é o que faltava que me afogava logo. Quanto à MRP e ao PC não li, nem me parece que vá ler. Mas acho porreiro. Qual o mal das pessoas lerem o que gostam. Ofende algo? Piora o mundo?
Então se são anódinos como pregam os párocos, que mal fará?
O negócio deve estar a ser porreiro. Para o crítico que virou estrela, para a editora que virou conhecida, para a MRP que deve estar a vender (não me cheira a ingenuidade censória). Pois se até o Ma-schamba bate os records anuais de comentários com este postezito, imagine os tipos lá do assunto.
Quanto ao Record percebo-a. E imagino-a despertissima lendo revista femininas, e não me leve a mal. Olhe, para mal dos meus pecados, são esssas que me adormecem. Nem sempre, no entanto, a última femina sul-africana apresenta sharon stone nos seus 48 anitos, muito em forma. Despertei e tudo

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 08:06 PM

ó caramelo v. terá razão, e desculpo-me do "atrasado" do termo. mas, caramba, também há umas boas décadas que não chamava a ninguém "caramelo". Deve ser por isso que me deixei recuar aos paleolíticos da linguagem

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 08:08 PM

MP-S, se calhar a senhora até já arranjou bem melhor. é lê-la, homem, é lê-la

Publicado por: jpt às abril 4, 2006 08:11 PM

Não levo nada a mal, mas acredita que não? É que juro, mesmo! As revistas femininas foram as primeiras a darem-me um sono de morte.

Publicado por: sara monteiro às abril 4, 2006 08:48 PM

Ah! E obrigada pela saudação e pelas saudades:)

Publicado por: sara monteiro às abril 4, 2006 09:03 PM

Ah! E obrigada pela saudação e pelas saudades:)

Publicado por: sara monteiro às abril 4, 2006 09:04 PM

Foram dois iguais? Bolas! Bem, estas suas palavras, não me dão sono, acordam-me.Abraços:)

Publicado por: sara monteiro às abril 4, 2006 09:06 PM

Parabéns pelo excelente blog. O texto é delicioso. E viva a comunidade lusófona!

Publicado por: ds às abril 4, 2006 10:12 PM

"MP-S, se calhar a senhora até já arranjou bem melhor. é lê-la, homem, é lê-la"

Na'... pegando na ponta que o caramelo sacou - pesado o debate politico recente -, antes comecaria prespiteneamente (ou la' como e') pelo Freitas do que pela MRP.

Publicado por: MP-S às abril 4, 2006 11:12 PM

Parabéns pelo excelente blog. O texto é delicioso. E viva a comunidade lusófona!

Publicado por: ds às abril 4, 2006 11:41 PM

ó ds prontos, viva!
mp-s escapa-se-me essa do "debate político recente"
sm a bem dizer a mim tanta coisa me dá sono que o mal (ou o bem) só em mim pode estar

Publicado por: jpt às abril 5, 2006 12:00 AM

Que lindo estão estes comentários.
O blog também é interessante.
Há debate político em Portugal?
E o Eufigénio? Deixou de comentar aqui? Nem lá se deixa comentar. É um menino.

Publicado por: MB às abril 5, 2006 01:06 AM

MB obrigado pelas palavras sobre o blog e os comentários. O eufigénio agora anda na luta das audiÊncias, meteu o calendário da playboy (crise dos 40s e tais) depois das suas memórias donjuanescas. não tem tempo para o resto

Publicado por: jpt às abril 5, 2006 01:24 AM

Já que não se comenta lá, "sei lá" porquê, merece aqui um comentário/pergunta.
Aquilo de ver uma ex-colega da escolinha na rua e lembrar-se daquela história, lembra a quem?

Publicado por: MB às abril 5, 2006 01:39 AM

não sei, só o comentador emérito Bill poderá responder
(sei apenas que há tempos escrevia sobre a Marion dos Pequenos Vagabundos.... aquilo está mal, vs aí em Lisboa podiam ajudar, ir beber um copo, "sei lá"!)

Publicado por: jpt às abril 5, 2006 01:42 AM

ahahahah ... para que quero eu caixa de comentários se tenho por aqui estas que se semeiam fabulosas. Além disso, no fim da festa, deixa-se para quem é anfitrião isso de esvaziar cinzeiros. Isto das caixas de comentários é como os barcos à vela, melhor que ter um é ter um amigo com um.

(copos agora não que ouvi dizer que isso faz mal à próstata)

Publicado por: Eufigénio às abril 5, 2006 02:10 AM

Marion, então era marion! E eu é que ando com regressões adolescentes mas tu é que és capaz de te lembrar do nome da miuda 30 anos depois, tá bem tá ... é como a foto do perfil, e dos livrecos ao fundo, pois.

Publicado por: Eufigénio às abril 5, 2006 02:12 AM

ah, está tudo explicado ...
(deixa, quem não tem prostatites não é de apetites)

Publicado por: jpt às abril 5, 2006 02:13 AM

já botei sobre os pequenos vagabundos. a minha relação com a marion não é uma regressão adolescente, é uma conjugalidade encetada na mais tenra infância. tudo normal como vês

Publicado por: jpt às abril 5, 2006 02:14 AM

MB, e esse teu comentário/pergunta é coisa à MRP...P de tanta ligeireza. Se lesses o fundo do texto, afinal o seu princípio, não desdenharias os volteios de tamanha prosa, (intrincada reconheço, e suficientemente frágil para ser denominada por alguns menos escrupulosos como uma escrita narcísica e peneirenta), pois que logo perceberias que é lá em baixo no texto, no corolar, que se cava o essencial: a exaltação da verdadeira beleza feminina. Ao menos essa (intenção) que a respeitem.

Cambada de MRP...P's é o que vcs são

Publicado por: Eufigénio às abril 5, 2006 02:17 AM

Está tudo explicado, esse rancor do textozito um pouco 'apeneirado' (eu disse apeneirado, a-peneirado), é afinal temor da minha desproporcional rivalidade, eu que arrastava o manto da beleza pelo hall dos liceus da juventude ... fica lá com a Marion, não há-de ser por isso que testaremos os limites da nossa amizade.

(mas a que horas te andas a deitar tu por aí? um gajo já não pode vir para aqui descansado lançar comentários que tens logo de interpor? mania das etiquetas!)

Publicado por: Eufigénio às abril 5, 2006 02:24 AM

ó homem, aqui é uma hora mais do que aí. e está na minha hora de trabalho, eu a escrever coisas que se querem sérias e tu com a marion des neiges. no hall do liceu? eu lembro-te mais nas escadarias do Gordo

Publicado por: jpt às abril 5, 2006 02:28 AM

Olha, só cheguei ao fim desta caixa agora e também já devia estar a almoçar! Não sabia que os posts do Eufigénio se comentavam aqui, mas passarei a usar. E, jpt, já me ri perdida: pois nunca tinha visto a palavra 'perspineta' escrita! (é palavra que ouvi muito em pequena.)

Publicado por: catarina às abril 5, 2006 03:09 PM

catarina, muito prazer em ter-te por cá. e claro, as malevolências verbais do Apenas Mais Um poderão ser dissecadas aqui, enquanto ele não se assumir intramuros

também nunca tinha visto "perspineta" escrito. e fazê-lo foi uma aventura da escrita, até etimológica. ainda bem que gostaste, ao contrário de algumas mentes mais conjunturais, prisioneiras da moda, muito no em voga do calão, coitados

Publicado por: jpt às abril 5, 2006 03:21 PM

Eufigénio
Por douta recomendação do JPT faço um convite para podermos falar dos teus problemas. Se quiseres posso-te aconselhar um Psiquiatra (tem que ser em NY, ouvi dizer que está na moda) "sei lá".
Podemos fazer regressões aos "livros dos 5", a Ana, o Júlio, etc.
Enfim, bebamos uns copitos, até porque não haverá nenhuma coincidência.

JPT
Esta divisão da tua machamba é simpática.
Será a sala de terapia? Não vejo o divã.

Publicado por: MB às abril 5, 2006 03:24 PM

Espero nao ter sido mal interpretado, pois eu tambem gostei dessa da perspineta!

Quanto ao caso bicudo da MRP, caros co-humanos, para terapia psico-social moderna e' melhor ler a Lucy Kellaway do FT.

My very bestest, MP-S.

:O))

Publicado por: MP-S às abril 5, 2006 03:32 PM

FT? Mp-s, cutuca-me com a minha ignorÂncia
MB o divã é o teclado

Publicado por: jpt às abril 5, 2006 04:12 PM

Apenas tento fintar a minha... pior e' quando tropeco na bola ou nos atacadores...

Publicado por: MP-S às abril 5, 2006 04:46 PM

JPT, gosto sempre de cá vir, embora me esqueça, com uma coisa e outra, de comentar o cerne da questão:
- Paulo Coelho, nunca li e já me fartei de gozar com aquilo; agora já menos, que me sinto ridícula a tecer comentários sobre o 'não comer e não gostar' (havia um Patinhas com essa frase, acho que era do Peninha - "não comi e não gostei", das poucas que me ficaram)

- MRP, li dois. Achei um bocado poucochinhos e pela rama, para além de estarem cheios de nomes de restaurantes e de marcas (mas é capaz de ser engraçado ler daqui a 50 anos, o retrato de uma certa sociedade que é tal e qual aquilo, shallow assim como os livros). Mas gosto da rapariga, isso gosto: tem estaleca. E nunca consigo dissociar a ferocidade das críticas que lhe fazem ao facto de vender realmente muito e de ser uma gaja que é (aos olhos de muita gente) armada em boa.

Quanto à literatura, não posso falar. Sou uma ignorante e só leio o que me dá mesmo gosto.

Publicado por: catarina às abril 5, 2006 04:46 PM

Luta renhida entre dois posts!!! Qual deles chegará à centena? Eu, por mim, torço por este, porque de templates e roubos de templates não percebo nada.

Publicado por: sara monteiro às abril 6, 2006 12:05 AM

MP-S, v. é o pseudónimo do Beto do Benfica?
Catarina quanto a literatura "estamos juntos". E muito gosto de ter eméritas representantes do bloguismo feminino, Ga(i)jas com G maísculo, por cá ...
Sara Monteiro, os posts não se medem aos comments

Publicado por: jpt às abril 6, 2006 01:04 AM

Ora! Que balde de água fria.

Publicado por: sara monteiro às abril 6, 2006 01:34 AM

SM não diga isso (nem pense) que me deixa ficar mal. Quero-a confortável por aqui

Publicado por: jpt às abril 6, 2006 01:44 AM

Também eu queria, mas já vi que de blogues não pesco nada. E eu que estava tão entusiasmada! Gosto muito de festejar com champanhe!

Publicado por: sara monteiro às abril 6, 2006 02:30 AM

Não pense que não compreendo a sua seriedade. Compreendo. Mas é que às vezes dá-me vontade de ser infantil, que quer?

Publicado por: sara monteiro às abril 6, 2006 02:34 AM

SM seriedade? já viu como isto anda? é um bocado disto e um bocado daquilo. Quem me dera um blog sério, a prestigiar o autor

Publicado por: jpt às abril 6, 2006 03:10 AM

"MP-S, v. é o pseudónimo do Beto do Benfica?"

Lembro-me e' de uma final dos Campeoes com o Benfica em que um tal Pacheco (?) seguia em grande sprint com a bola quando... lhe saltou a chuteira!! (isto alguma vez aconteceria com o Figo?)

Como diziam os outros, foi talvez o momento mais pos-moderno do futebol europeu, quica' mundial!

PS: so' ontem passei brevemente a vista por esta perola do Esplanar

"uma premissa básica da Sociologia da Literatura: o carácter literário é definido não tanto como uma qualidade intrínseca dos objectos (os textos) mas antes como resultado de um processo de definição social. Assim, o valor não é uma característica inerente aos objectos, é antes e acima de tudo um juízo sobre eles que reside no sujeito: «A beleza não está na natureza dos objectos mas na nossa própria subjectividade» (Espinoza) ou «Nós não admiramos a Vénus de Milo porque ela é bela; ela é bela porque nós a admiramos» (Charles Lalo)."

Se era a isto que se referia quando falava de pseudo-cientificidade, estou de acordo! Critica literaria esta' fora da minha dimensao; nao obstante, inspirado pela leviandade e virtuosismo no citar do JPG, assim de repente, apeteceu-me citar a teoria da Relatividade para argumentar que tudo e' relativo. A fundamentacao cientifica do relativismo. Oh yeah!

PS2: um tipo que vai quer faz critica anunciando que "o valor não é uma característica inerente aos objectos" esta' a gozar com o pagode, ou nao?

Publicado por: MP-S às abril 6, 2006 12:08 PM

Pois MP-S, eu nisso nem discordo do jpg (e de quem ele cita). Mas começar eu a escrever sobre o Belo, nã, nisso não me apanham

Publicado por: jpt às abril 6, 2006 03:29 PM

ahahhaha

até que enfim que se chegou à fonte. Também não tinha topado e só ´hoje fui lá e li o texto.

Pois. Se não se quer falar de crítica literária manda-se bocas ao lado. Mas a questão é toda esta. E isto não é boca e muito menos análise social. Esta afirmação é teórica e necessita de saber teórico para se rebater.

Eu não a rebato. Se o quisesse fazer precisava de muito mais
Desculpem lá o mau jeito mas isto é mesmo assim.
Não tinha percebido este post do JPT mas tinha percebido que vinha de algum lado.´

Veio daqui. O resto são coisas lá dele que não têm tradução objectiva.

E por aqui me fico porque nenhum de nós vai entrar em crítica literária e muito menos em pressupostos que incluem Lalo ou Espinoza

Publicado por: zazie às abril 6, 2006 07:59 PM

no mínimo ainda conseguia responder ao MP-S

não está a gozar com o pagado. Só o pagode poderia gozar com uma afirmação correcta. o valor não é uma característica intínseca dos objectos

Isto é válido para a literatura como para qualquer arte. Entendendo por valor a relevância histórica que determinado objecto adquiriu.

Se o valor fosse intrínseco aos objectos a fonte do Duchamp tinha sido levada para um sanitário.

Publicado por: zazie às abril 6, 2006 08:02 PM

se o valor fosse intrínseco aos objectos as latinhas do Manzoni com merda de artista tinham ido para o lixo em vez de serem compradas por quantas mil libras? alguém se lembra?

O resto são regras e técnica e preceitos gramaticais ou de composição. Quando a coisa as inclui

Publicado por: zazie às abril 6, 2006 08:05 PM

Zazie, estás semi-enganada. Desse post nada conhecia quando botei o texto. E ontem (?) li uma citação breve na cara Miss Pearls. Agora MP-S retoma-o.
Estás semi-enganada, porque o texto desse post está implícito (e não como sub-texto) nos anteriores. Daí que também tens razão ao dizer-me que é essa a "fonte".
Quanto ao "belo" e ao relativo, já disse, concordo, como é claro. Aliás a minha irritação toda é com a estratégia assumida para o demarcar e com os pressupostos moralistas que lá estão.
mas por favor, não me vou enerepetir

Publicado por: jpt às abril 6, 2006 08:42 PM

ó senhor, então se nunca viu perspineta escrita, como sabe que é assim? os antigos mais velhos diziam pspineta, ou pespineta, vá lá, na versão tia, mais erudita. dizer perspineta, assim mesmo, é um bocado, bem, perspineto, e pode até fazer saltar a placa aos velhos. pronto, ando a ver se mudo o curso da coisa para a etimologia. na verdade, ainda não percebi bem o que se discute aqui, mas lá que a coisa está animada, está.

Publicado por: caramelo às abril 6, 2006 09:43 PM

é isso, caramelo, é isso, como eu disse acima, escrever perspineta foi uma aventura. folgo em sabê-lo conhecedor e pedagogo. folgo e agradeço

Publicado por: jpt às abril 6, 2006 10:10 PM

então tá bem, sorry. Eu de moralismos não sei nada, como já disse. O que conheço é o cheiro a bafio e esta historieta até tem servido para arejar um pouco "a casa".

e também não me vou rererepetir
";O)

Publicado por: zazie às abril 7, 2006 03:28 AM

também, não é preciso folgar tanto! ;)

Publicado por: caramelo às abril 7, 2006 11:17 AM

Comente




Recordar-me?